Seja bem-vindo ao FalaGuri. Boa leitura amigo internauta. Hoje é

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Diploma de Jornalista

Eu, Fabiano
ofereço, a partir de hoje
serviços de:

Culinária... Temos a sopa de letrinhas. Olhem só!!! Está boiando um “J”... Olha lá um “o”... Tem mais um “r” ali perdido... Veja tem a silaba grudadinha “na”... Ainda tem bem no fundo da panela um “L”... Hummm difícil, mas é o “i”... Olha a cobrinha “s”... Veja, é mais uma sílaba juntinha “ta”. Deixa ver... ahhh entendi, é aquilo que todo mundo faz, melhor, é igual a ser pobre: sempre tem quem é, será, e já foi. É “jornalista”. Fácil, não?

Advocacia... Vossa Excelência, se eu lhe resumir em 3 linhas o que está em julgamento, o senhor dá parecer favorável ao meu cliente? De exato o juiz faz cara de desconfiado, mas acha impossível que o advogado faça isso. Afinal, o caso é complexo. No entanto, pensa baixo o advogado: mal sabe ele que já fui jornalista e usarei a técnica do lead (risos da bruxa malvada). Resultado: absolvido.

Arquitetura... Sim, fique tranqüilo. Os empregados seguirão minha ordem. Se eu entendo de números? Claro, sou um expert em medidas. Até mais. De volta à obra: senhores, vou passar as medidas pra vocês erguerem esse prédio. Esta parede terá em torno de 52 metros. Algo aproximado. Já esta da frente, terá uma cobertura diferente, então coloca uns 3 ou 5 metros a mais. Mas senhor, assim é complicado. Fique calmo. Confie na construção e nas minhas palavras. E dica: o que não for muito interessante, joga pro fundo da obra. Melhor, deixa pro final. Tudo fica de pé, e quem cai não somos nós. Mas fica claro que isso jamais acontece.

Design... Fique tranqüilo. Está comigo, está com DEUS: o designer da terra... Olha, vamos trabalhar com a arte da palavra. As dimensões das letras e dos sentidos e significados. Vamos viajar de ponta a ponta com este logo. (início {.[.{.[,{,[,{.[,{[{;}~];}~];};]~}~;]}]} FIM). E claro, como todo designer tenho projetos de cadeiras. Sim, umas são ótimas: cadeira para macho, para mulher, para viad... digo, para torcedor do são paulo. Sua empresa vai aos céus!!!

RP &PP... Faço, com certeza faço. Além de PP & RP já fui jornalista, esqueci, todos são. Desculpe a heresia. Mas confie. Ao menos você não terá erros de português na frase. Boa vantagem, não? E o evento então... conheço uma por uma das personalidades. Vou chamar cada um pelo nome conforme você pediu.

Administração... Administro seu negócio como administrava meu texto: tira daqui, põe ali. Apenas trocar: diminui texto, por diminui salários; seja objetivo, por seja taxativo; e assim por diante que no final teremos lucros.

Psicólogo (incluso auto-ajuda grátis)... Pode falar, eu te escuto. Se quiser, te entrego uma versão escrita de seu monólogo.

Confissão no lugar do padre (sim, pois eles têm diploma pra isso)... Caso esteja envergonhado de contar seus podres para uma santidade, conte-os para mim. No máximo, vou rir com eles na mesa de um bar com uma gelada e a turma do futebol. Se for caso de traição, quem sabe não marcamos um chope e você dá o troco no marido?


Professor... Ensino de tudo. Matemática, português, inglês, geografia, redação e até mesmo a complicada ética. Sim, afinal, ética vem do berço. Não é assim que se fala por aí?
Médico... Com vantagens: atendo na sua própria casa e cobro a metade do preço. Afinal, é como o lead 3Q+COP: Quebra, Quebra e Quebra de novo... Depois Corta, aí Organiza. E, no fim, é só Prender tudo junto. Fácil.

Candidato-me a um cargo no STF... Estou disposto a assumir um cargo na zona. Afinal, na zona, todos ganham. A puta ganha dinheiro e moradia; o chefe ganha mais dinheiro e sexo grátis; os visitantes ganham prazer; os psicólogos boas histórias e dinheiro; e...

...

Afinal, se todos podem ser Jornalistas e fazer o que eu faço... Porque diabos não posso fazer o que os outros fazem?

OBS: o fim da obrigatoriedade do diploma é uma sacanagem. É como comer uma prestadora de serviços eróticos públicos e não pagar; é como chamar o amigo pra ver jogo em casa e oferecer cerveja quente; é como tirar picolé de criança; é como enfiar o dedo no bolo de aniversário do outro antes ainda dos parabéns; é como ser enganado ao sair com três mulheres que na verdade não eram mulheres...
O diploma é necessário e ponto final. Argumentos? Será que precisa de argumentos? Toda profissão deve ser regulamentada para acolher e valorizar aqueles que prezam pela ética e pela boa execução de seu trabalho.

---depois apresento as demais profissões a que me candidato a exercer.

gracias

14 comentários:

  1. perdoe-me, mais relações publicas só com diploma !
    afinal nos somos regulamentados =D

    ResponderExcluir
  2. eu devo rir ou chorar?
    sou jornalista também, confesso que deu vontade de pedir minha grana de volta na universidade.

    boas idéias fachini!!!!
    abração kra

    faloww

    ResponderExcluir
  3. Andrea...rsrsr
    acho q não, vc até queria entrar pra programação da rádio!!! não voudeixar não...rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Jornalistas.... nunca mais.... agora eu quero ser médico... ou melhor, quero trabalhar no supremo tribunal federal, pois, para fazer merda é com eles mesmos. Acredito que também podemos mudar o cargo deles, cafetão, afinal tudo isso virou uma zona só... é isso mesmo, zona... e na boa .... agora terá duas classes em apenas uma profissão.... com e sem diploma... vamos oficializar o que já ocorre... Vamos esperar que um médico venha nos consultar como proceder numa cirurgia, ou que um arquiteto venha nos consultar para construir um prédio. Afinal, jornalista é bom de cálculo......Chega,,,

    ResponderExcluir
  5. Concordo meu amigo, em gênero, número e grau!

    Socorro! Isso sim!

    ResponderExcluir
  6. Diego..
    valeu por participar kra!!!
    fazia tempo que naõ via seus comentários por aqui...

    Ari................que bom ter seu apoio
    aliás, brigado por passar por aqui..
    bj mocinha

    ResponderExcluir
  7. Fala Fachini...

    Muito bom o texto!

    Virou uma palhaçada isso...Tô pensando o que responder, qdo me perguntarem: Qual é a sua formação??? - Jornalista...(mas isso tdo mundo pd ser...huhauhaua).

    Temos q rir p não chorar...kkkk

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Gostei do Texto Fachini

    Nessas horas que dou cada vez mais valor pra minha profissão rs.

    Parabéns.
    Abs.

    ResponderExcluir
  9. Olá ex-estagiário...
    O texto ficou ótimo... adorei.
    Porém nossa opinião sobre o diploma ou não é meio divergente.
    Como vc sabe eu não terminei minha faculdade de jornalismo, porém já trabalho, como vc sabe, a quase 5 anos ou mais.
    E neste período tive contato com diversas pessoas com diploma na mão, mas que não sabiam ser éticos e pouco sabiam escrever o famoso lead. Então as vezes me pergunto se realmente é necessário o diploma.
    Eu não tenho e oportunidades de empregos é o que não me faltaram, inclusive na terrinha do Lula em Brasília. Sou a favor de tirar esse mundarel de jornalistas que já não estão mais preocupados com a causa nobre de olhar para a sociedade e mostrar aquilo que eles realmente precisam saber.
    Pois jornalista sem causa nenhuma é o que mais tem no mercado e ocupam os lugares dos jovens estudantes.
    Bom essa é a minha opinião. Irei terminar minha faculdade este ano, mesmo não precisando, mas pelo menos se eu for presa terei um 'quartinho' (teoricamente) separado dos demais bandidos...rs
    Fica com Deus...
    Bjãos

    ResponderExcluir
  10. REPOSTAS....
    Ina... legal pasar por aqui e conhecer sua opinião tb


    Lucas, o Homem da informática..acho q vou migrar pra sua área e lucrar,,rsrs

    Nathália.... nãoentendo, vc anda sempre preocupada com a cadeia..rsrrsr brincadeira, toma cuidado em!!!

    Até que enfim alguem contrário a minha opinião!!!!Senhor!! como a democracia faz bem!!
    bj na

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de colocar um contraponto ao que disse a Nathália Segatto. "...tive contato com diversas pessoas com diploma na mão, mas que não sabiam ser éticos e pouco sabiam escrever o famoso lead. Então as vezes me pergunto se realmente é necessário o diploma".

    Não concordo com esta afirmação. Já me consultei com péssimos médicos. Já ví arquitetos e administradores muito ruins e nem por isso tiraram a obrigatoriedade do diploma nessas carreiras. Colocar como justificativa o mal desempenho de colegas é subterfúgio.

    Questões de ética e moral, como os ministros do STF falaram, valem para todas as profissões e não somente para o exercício do jornalismo. Foi um retrocesso e eu espero que haja alguma movimentação por parte da ABI e da FENAJ frente ao Congresso Nacional.

    Se não, uma frase que eu lí se tornará verdade absoluta: "Quer ser jornalista? Parabéns você já é".

    ResponderExcluir
  12. É necessário pondera... Péssimos profissionais existe em qualquer profissão. Eu amo minha profissão defendo e defenderei sempre...

    é isso

    ResponderExcluir
  13. Fachini...nem preciso dizer que gostei mto do texto!
    Afinal, nada mais justo nós jornalista podermos exercer tantas outras funções sem diploma, né!? hehehe
    Parabens pelo blog..sempre passo por aqui mas nunca consigo comentar! Vamos ver se dessa vez da certo! Bjs

    ResponderExcluir
  14. hahahahahha
    Facchination!!!!!!!!!! genial isso que vc escreveu! Eita moço criativo!
    beijos

    ResponderExcluir