Seja bem-vindo ao FalaGuri. Boa leitura amigo internauta. Hoje é

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Baú de Histórias IV

Tic-tac... tic-tac
As horas que passam no compasso da fé

Por Fabiano Fachini

- Que horas são?
Ela se volta para o alto, em direção a catedral, e aponta de leve, com a mão cansada, e num atento olhar de respeito exclama, entre um leve suspiro:
- São sete horas, moço.
A hora perguntei de propósito e escolhi, a dedo, a pessoa de quem queria ouvir a resposta. Era hora da missa matinal, na Catedral Metropolitana de Campinas.
O relógio no alto da fachada, entre duas grandes janelas em arcada, fica de frente para a Praça Nossa Senhora do Carmo, também nome da matriz. Ele marca o passar do tempo, da história, da vida e do cotidiano dos campineiros e dos filhos adotivos que se instalaram por aqui.
Enquanto muitos passam e fazem o sinal da cruz, outros apressados e desconfiados olham a hora. Milhares de pessoas passam diariamente por ali, algumas a trabalho, outras entram para a missa e, outros, para uma breve benção.
Mas esqueci, tem os “desconfiados”, os que duvidam do relógio. Duvidam da hora, dos minutos e dos segundos que ele aponta, devido a sua idade avançada. Duas certezas: abaixo, à sua esquerda, tem uma águia e, à direita, um pelicano. A outra, é que às 12h ele aponta para o céu, mas antes para o Sino Baía, que faz parte da história da matriz desde 1847. Além disso, Mário Renato de Miranda, um senhor de boa idade, cuida do relógio há quatro décadas. Responsável pelo novo sistema do relógio, que desde 1992 não precisa mais ser movido à manivela, Renato já conhece a batida compassada do pêndulo e garante, com a firmeza que só a experiência dá aos homens: “a hora dele é certa”.
Voltando ao relógio, símbolo do tempo, ele foi instalado no ano de 1880. O mecanismo é tão complexo quanto sua origem: desconhecida. É um conjunto de motores elétricos que eleva seus contrapesos; depois movimentam a máquina do relógio e acionam o mecanismo do carrilhão. Assim, os ponteiros do lado de fora orientam as pessoas, que nem se dão conta do complexo emaranhado de peças engraxadas que fazem as horas romanas passarem. Mais de uma década marcando o compasso da fé em Campinas.
E a senhora?
Ela entrou na missa, sem dizer o nome. Era baixa, cabelos brancos, óculos dourados de vovó, uma cruz no peito e um terço apertado entre os dedos.

Texto publicado na revista ATribuna, órgão oficial da Arquidiocese de Campinas. Nesta revista, sou colaborador, desenvolvo o projeto "Baú de histórias", que já está em sua quarta edição. Esta foi a publicação número 4, logo você poderá ler as outras edições aqui no blog.






Fotos: Fabiano Fachini

6 comentários:

  1. Eu sempre passo na catedral e faço o sinal da cruz.
    Interesante a questão da hora, eu smepre uso o relógio de lá pra me orientar, mas num sabia q era tão velho.
    bj fachini

    ResponderExcluir
  2. A história do relógio é mesmo interessante, e como faz parte da rotina de muitos campineiros. Lendo seu texto lembrei-me de uma senhora, que em frente ao Fórum de Campinas, automaticamente fez o sinal da cruz. Achei estranho, mas logo a criança que a acompanhava a censurou já que foi notavel que a mesma confundiu o Forum com a Catedral.Envergonhada amenizou dizendo ter ouvido o barulho do sino... rs. Bjo

    ResponderExcluir
  3. Eu ía escrever mais tarde. Já até tinha saído da página e dizia: Não tenho TEMPO agora. Mentira eu tenho TEMPO agora.
    É incrível como às vezes a gente deixa de fazer algo interessante apenas por preguiça, dando TEMPO ao ócio. Chega de desperdicio.
    É incrível como o TEMPO é importante. Exemplificado em uma Catedral que simboliza mais que a religião, simboliza a história(a ciência que estuda o homem e sua ação no TEMPO e no espaço).
    É no compasso do TEMPO que se cria a batida da VIDA.
    Seja em uma catedral centenária, ou na história de um homem, de um menino ou de uma simples senhora, que com uma cruz no peito, dedica seu TEMPO naquilo que acredita e naquilo que sabe fazer.

    Abraço Fachini.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Fachini, um ótimo texto.
    Prende o leitor, é muito informativo e curioso.
    Valeu

    ResponderExcluir
  5. valeuuu anônimo!!!
    Eu também uso o relógio de lá, pra acertar a hora do meu..rsrsr
    Mara, quehistória legal!!! brigado por comentar

    ResponderExcluir
  6. Thiago, valeu meu brother por passar aqui. E que reflexão em!!Caramba, tinha esquecido que vc era bom de reflexão!!!rsrs

    Idio, valeu por passar aqui kra.
    é Idio, a intenção é informar, contar a história do relógio, mas sem esquecer as informações....

    abs

    ResponderExcluir