Seja bem-vindo ao FalaGuri. Boa leitura amigo internauta. Hoje é

sábado, 24 de janeiro de 2009

Escada da Vida (Cap.2.)

Um novo horizonte no caminho dos sonhos

No último capítulo, o Jovem Juliano, rapaz simples e humilde, decidiu que apostaria tudo por um emprego em informática. Com auxilio do amigo Chico, dono de uma banca de revista, fez um currículo. A ansiedade tomou conta do jovem, pois nunca havia distribuído currículo e nem buscado emprego em grandes empresas. (se quiser você pode acessar o Cap.1, clique aqui)



- Mãos à obra. - pensou Juliano ao sair de casa, logo pela manhã. Mal acabara o café e já esta à porta de casa a despedir-se dos pais. O dia traria novidades para o jovem que pela primeira vez entregaria currículo com o objetivo de encontrar o emprego dos sonhos.
- Bom dia Juliano. Chegou cedo. - exclamou sorridente o amigo Chico enquanto entregava nas mãos de Juliano o envelope com as cópias do currículo.
- Como entrego um currículo, Chico? Mal dormi pensando nisso.
- Olha, seja você mesmo. Converse. Mostre-se interessado e dedicado. Fiz até uma sugestão de empresas para você entregar. Mas você vai ter que, ainda hoje, buscar um curso de especialização em montagem e manutenção de computadores e redes ou operação de computador. É necessário saber qual caminho você quer seguir.
- Chico. Eu gostaria de trabalhar com montagem de computadores, criação de sistemas. Eu sei fazer tudo isso. Aprendi com a leitura de revistas. Mas não tive prática. Espero que me aceitem nas empresas.
- Juliano. Vou te ajudar a bancar um curso básico. E até chegar seu primeiro convite de emprego, você vai trabalhar concertando pequenos problemas de computadores de pessoas que eu conheço.
- Muito obrigado.
- Agora corra. Está na hora de entregar currículo.
Aos passos lentos, Juliano seguiu olhando a lista de empresas que seu amigo havia indicado. Na primeira, entrou tímido. Tremia enquanto deixava na mão da secretária uma cópia do currículo. As palavras sumiram. Mal conseguiu dizer “tchau”.
Decepcionado com a timidez pensou em desistir.
- Quem iria chamar para a entrevista alguém que nem fala? - pensava desanimado Juliano, quando uma lágrima esquentou seu rosto. Forte, o jovem secou a lágrima. Ergueu o rosto. Olhou para frente e entrou em muitas outras empresas. A cada entrega de currículo, um novo Juliano surgia. Despojado. Comunicativo.
O envelope ficou leve. Acabaram os currículos, mas chegaram as dúvidas.
- Vão me chamar? Se chamarem, o que faço?
Fim de tarde e Juliano chega em casa. Aos pais, conta entusiasmado as mais diferentes experiências que teve ao entregar currículo. Secretárias educadas, outras não. Chefes que pegaram em mãos o currículo. E tantas outras mais ou menos engraçadas.
Passaram-se alguns dias e Juliano não havia sido chamado. Estava decepcionado. Mas seguiu o conselho de Chico, e começara o curso de operação de computador. Em casa, enquanto consertava um computador, o telefone tocou.
- Alô. Queria falar com Juliano.
Enfim, a primeira entrevista de emprego. Ansioso, Juliano correu contar para os pais a peara o amigo Chico. A primeira entrevista de emprego estava marcada para o final da tarde daquele mesmo dia, com o gerente da empresa.
Bem vestido e a passos longos Juliano saiu de casa em direção da empresa. Na esquina de onde faria sua primeira entrevista, os pensamentos começaram a embaralhar as frases prontas que o jovem havia preparado pelo caminho. Estava adiantado. Ansioso. Não sabia o que falar. A timidez da entrega do primeiro currículo lhe vinha à mente. Não queria que acontecesse o mesmo agora na entrevista. O sinal fechou. No embalo das pessoas, Juliano atravessou a rua em direção a empresa.
- O que me aguarda? - sussurrava baixinho Juliano, subindo degrau a degrau da empresa. Seria a primeira entrevista de emprego.
- Olá. Eu vim para a entrevista. - disse o jovem ao olhar para a secretária.

Continua na próxima edição.






(crônica publicada na revista Empregos e Empregados, Ano1/n3/out.nov 2008.)








fABIANO fACHINI

5 comentários:

  1. oi fachini
    estava na hora de colocar a continuação da história.
    parabénssss
    gostei muito

    e agora, como vai continua?
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ae Fachini?
    O cara gaguejou com a primeira entrevista??
    Muito bom!
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Então Vinicius..
    passou perto ge gaguejar sim...rrsr
    mas são as primeiras experiencias, esse muuleque tem muito a contar ainda,,espero q acompanhe
    faloww

    ResponderExcluir
  4. e como continua a história?
    Esse Juliano vai trabalhar ou não?
    acho sacanagem essa história de capítulos

    ResponderExcluir
  5. meu anjo... amei a crônica... amo seu blog e vc tbm, claro!!!

    mil beijos

    ResponderExcluir